terça-feira, 14 de agosto de 2012

Existiram três espécies diferentes de hominídeos


Existiram três espécies diferentes de hominídeos durante o Paleolítico.

Meave Leakey e o marido
(Imagem: Turkana basin)


Existiram três espécies diferentes de hominídeos durante o paleolítico.
Três espécies distintas de hominídeos, cada um com uma aparência e cultura própria, viveram lado a lado durante milhares de anos, na África Oriental, há 1,9 milhões de anos, segundo atesta um novo estudo publicado hoje na «Nature».

Uma equipa de investigadores do Instituto da bacia Turkana, em Nairóbi (Quénia), liderada pela paleontóloga
Meave Leakey, encontrou fragmentos fósseis de crânios e mandíbulas pertencentes a três indivíduos diferentes, em Koobi Fora, e defende que coincidem com outro crânio, apelidado de KNM-ER 1470, encontrado nos anos 1970.

Alguns cientistas defendem que o KNM-ER 1470 representa uma diferente espécie de hominídeo, o Homo rudolfensis, distinta do ‘Homo erectus’ e do Homo habilis, mas outros acreditam que é uma variante do H. habilis.

Os fragmentos encontrados compõem-se de alguns dentes, que parecemter pertencido a uma criança de aproximadamente oito anos; um maxilar inferior quase completo, com vários dentes e raízes, que poderá ter sido de um indivíduo adulto, e um fragmento de outro maxilar inferior, que ainda conta com alguns dentes incisivos pequenos.

A morfologia dos novos fósseis revela que os indivíduos teriam uma face alongada, mais plana e com um céu-da-boca em forma de U, diferente dos restantes hominídeos daquela época, que seria em forma de V.
A recente descoberta no Quénia confirma que três espécies contemporâneas: o Homo erectus, o Homo Habilis e uma terceira, que ainda não recebeu nome, já que os investigadores preferem fazer mais estudos antes.

Se a teoria se confirmar, esta poderá refutar a ideia de progressão linear das espécies de humanos primitivos – H. habilis gerando H. erectus gerando H. sapiens – rumo ao homem moderno.



2012-08-09

In Ciência Hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário