terça-feira, 14 de agosto de 2012

Há 51 anos atrás iniciava-se a construção do Muro de Berlim

Dia 13 de Agosto...


 Inicío das obras do muro que separou a cidade de Berlim a partir de 1961.  Imagem: Enciclopédia Larousse Cultural.


Quando Berlim foi tomada pelas tropas soviéticas em 2 de maio de 1945, no momento em que Hitler acaba de suicidar-se (30 de abril), a 8 de maio foram assinados o ato de rendição e o ato de capitulação das Forças Armadas Alemãs.

Situada em zona soviética, Berlim foi então dividida em quatro setores administrativos por uma comissão de controle ( Grã-Bretanha, EUA, antiga URSS e França). Em 1947, com o fracasso da conferência dos ministros de Relações Exteriores em Moscovo, a elaboração da Doutrina Truman* e a instauração do Plano Marshall**, a antiga URSS decidiu tomar medidas com o objetivo de afastar a Grã-Bretanha, França e EUA de Berlim. Ao bloqueio (1948-1949), os Aliados interpuseram uma gigantesca ponte aérea.
A livre circulação entre os setores oriental e ocidental de Berlim subsistiu, em seguida, por 12 anos.
 
Nesta foto vemos o muro finalizado que atravessou Berlim por 28 anos.
Imagem: Bettmann.


Em novembro de 1958, a antiga URSS aboliu unilateralmente o estatuto quadripartido; a crescente emigração de leste para oeste levou as autoridades da Alemanha Oriental a construir, a partir de 13 de agosto de 1961, um muro que passou a separar Berlim Oriental (capital da República Democrática Alemã) de Berlim Ocidental (vinculada à República Federal da Alemanha, sob estatuto especial).


Mapa da cidade de Berlim, após a Segunda Guerra Mundial.

Imagem: Infoescola.


Na noite de 9-10 de novembro de 1989, a livre circulação entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental foi restabelecida (abertura do muro e da fronteira entre as Alemanhas).

Em 1990, conforme disposições do Tratado de Moscovo (12 de setembro), os quatro aliados suspenderam (1° de outubro) os seus direitos e responsabilidades sobre Berlim. Após a unificação (3 de outubro), a cidade voltou a ser a capital da Alemanha.


Queda do Muro de Berlim em 1989.
Imagem: Bettmann.


A fim de assegurar plenamente o seu papel de capital, em junho de 1991 foi decidida a transferência, num prazo de quatro anos, do Bundestag e da sede do governo, localizada em Bona. Em 1993, foi prorrogado para o ano 2000 o prazo da transferência do Bundestag e da sede do governo alemão de Bona para Berlim.


************

*Doutrina Truman: Doutrina Truman é o nome dado a uma política externa implantada durante o governo Truman e direcionada ao bloco de países capitalistas no período pré-Guerra Fria. Tal doutrina tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis.


Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Europa ficou destruída e enfraquecida política e economicamente, com isso, emergiram duas potências mundiais - Estados Unidos e União Soviética -, que representavam o capitalismo e o socialismo, respectivamente.

Ao sair da Guerra, a União Soviética aspirava ampliar a atuação do socialismo, a começar pelo leste europeu.
Ao perceber a expansão do socialismo, liderada pelos soviéticos, o britânico Winston Churchill começou a motivar todos os capitalistas a criarem estratégias com o intuito de conter tal avanço.

O governo norte-americano declarou apoio a essa iniciativa: o presidente Harry S. Truman, no dia 12 de março de 1947, proferiu diante do Congresso Nacional um agressivo discurso, afirmando que os países capitalistas deveriam defender-se da ameaça socialista.

A partir dessa declaração, consolidou-se a Doutrina Truman, e, para alguns estudiosos, começou a Guerra Fria, espalhando pelo mundo uma rivalidade entre capitalistas e socialistas.


**Plano Marshall: O fim da Segunda Guerra Mundial trouxe à Europa um cenário de devastação material acompanhado pela morte de milhares de pessoas. A crise de valores trazida por esse cenário problemático colocou em cheque qual modelo de desenvolvimento social e económico poderia satisfazer as demandas dessa terra devastada. As antigas potências europeias pareciam ter a oportunidade de se reerguer por meio de uma economia mundialmente liderada pelos EUA, ou adotar as premissas do socialismo soviético.

A nova configuração político-ideológica de caráter aparentemente binário engendraria, depois da Segunda Guerra, os primeiros passos para a Guerra Fria. Os Estados Unidos, representante máximo do sistema capitalista, perceberam que a instabiliade europeia poderia transformar o Velho Continente em um novo campo de expansão das doutrinas socialista e comunista.

Visando conter esse possível quadro, os EUA resolveram estabelecer o Plano Marshall.

O plano foi conhecido em março de 1947, depois de uma declaração do chefe de Estado dos EUA, general George Catlett Marshall. Segundo o plano, uma quantia de 17 biliões de dólares seria liberada para que os países europeus reerguessem a sua economia. No entanto, as nações do leste europeu convertidas ao regime socialista não foram beneficiárias desse mesmo plano graças à intervenção política de Joseph Stálin. Tal episódio deixou ainda mais explícito o cenário de clara cisão ideológica.


De forma geral, o dinheiro obtido com o plano de ajuda financeira foi utilizado na compra de combustíveis, máquinas, veículos, matérias-primas, alimentos, rações e fertilizantes. Entre os maiores credores dessa ação estavam a Inglaterra (3,2 biliões); França (2,7 biliões); Itália (1,5 bilião) e Alemanha (1,4 bilião). Essa ação foi de grande beneficio para os Estados Unidos, que desenvolveu sua economia com a grande demanda gerada pelas nações europeias.

Em pouco tempo, os objetivos de recuperação económica foram alcançados e um novo acordo de cooperação foi estabelecido entre o bloco capitalista europeu e os Estados Unidos. A cooperação económica foi reconfigurada para um novo acordo de cooperação militar que visava fazer frente a algum possível ataque do bloco socialista. A chamada Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) firmava um acordo de ajuda militar entre os países pertencentes ao bloco capitalista.
O estabelecimento da OTAN não significou a retomada da antiga supremacia política e económica do Velho Mundo. A partir desse acordo militar, os Estados Unidos visavam garantir os lucros obtidos através da exportação de géneros agrícolas e industriais. De forma geral, o Plano Marshall e a OTAN instituíram a hegemonia política e económica dos EUA no mundo.

in http://construindohistoriahoje.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário