sábado, 10 de janeiro de 2015

A emigração portuguesa em França nas décadas de 50 e 60






Gérald Bloncourt (n.1926, no Haiti), pintor, poeta, jornalista, fotógrafo, ativista político, desde muito novo exilado em França, foi neste país que fez a sua carreira como fotojornalista. 
Nas décadas de 50 e 60 do século passado, tornou-se o fotógrafo dos emigrantes portugueses em França e retratou, com fotografias a preto e branco, o seu quotidiano de miséria nos "bidonvilles" (bairros de lata) nos arredores de Paris.
Impressionado com o que observou, veio a Portugal, fez os percursos da emigração e descobriu a realidade política e social que então se vivia.
As suas fotografias de Lisboa, do Porto e da região de Chaves assim a documentam.
Em 1974, uns dias depois do 25 de Abril, voltou a Portugal e registou alguns instantâneos e vivências das pessoas nas ruas de Lisboa.
No seu blog, abaixo indicado, está uma bem documentada reportagem fotográfica dos períodos que acima refiro.
Vale a pena visitá-la para que não se apague da nossa memória a imagem dos riscos e sacrifícios de muitos portugueses que procuraram na emigração uma vida melhor.
Infelizmente, nos dias de hoje, muitos milhares estão outra vez à procura, no estrangeiro, de uma vida digna e com trabalho que não conseguem ter em Portugal.
Nestes 3,5 anos de governo anti-povo, do PPD/PSD/CDS/PP, o país regrediu do ponto de vista económico e social  cerca de 50 anos!
Acedam a este blog e  surpreendam-se. O francês dos textos é de fácil compreensão.


Sem comentários:

Enviar um comentário