sábado, 16 de junho de 2012

Cartago e os Fenícios

A evidência arqueológica mostra que a civilização Fenícia começou a desenvolver-se por volta de 3.000 A.C.

Até cerca de 1.200 A.C., os fenícios começaram a estabelecer o grande império comercial que fez deles grandes comerciantes. Os seus navios, equipados tanto para o comércio como para a guerra, dominaram o Mediterrâneo. Alguns historiadores dizem, até, que eles navegaram e podem mesmo ter viajado por todo o território em torno do continente  africano.

Dois dos produtos mais importantes que foram negociados: uma tintura roxa feitas a partir do Murex, um tipo de marisco, e da madeira de árvores de cedro. Os egípcios usavam os cedros do Líbano para caixões, navios e outros artefatos, e o rei Salomão usou-os para construir o Grande Templo em Jerusalém.

Originalmente, a Fenícia/os fenícios, governados a partir de várias cidades-estado, localizado no que hoje é o Líbano, passou a estabelecer colónias no Mediterrâneo Ocidental, sendo a sua colónia mais ilustre a cidade de Cartago (atual Tunísia) , no Norte de África, que travou uma guerra contra Roma até ser derrotada em 146 A.C.
Era um povo de comerciantes e marinheiros e  chegou com as suas embarcações até à Península Ibérica. No entanto, a sua maior contribuição para a civilização foi o requinte de um alfabeto fonético padronizado que os gregos introduziram na Europa, onde se tornou a base para o alfabeto que hoje usamos.

A civilização fenícia tinha o seu centro no território actualmente correspondente ao Líbano, Síria e norte de Israel.

Este documentário é falado em inglês.


Sem comentários:

Enviar um comentário