sábado, 27 de agosto de 2011

História - compreensão da actividade humana

(…) Ao reconhecer a historicidade das coisas agimos em função do nosso presente orientando-nos para o futuro (…), buscando na análise da relação teoria-prática uma compreensão da actividade humana que forma o homem, na medida em que essa relação se torna consciente.

(…) A História está presente no nosso dia-a-dia e alerta-nos para a nossa condição de sujeito (aquele que transforma as coisas) mas também de objecto da História (ela modifica-nos).

A História não deve ser vista como ferramenta para encontrar/descortinar apenas questões pessoais, mas também as conjunturais e do passado.

(…) A necessidade de percebermos as diferenças culturais das pessoas que convivem connosco leva-nos à busca da melhor compreensão do conceito de cidadania, (…) o “ outro na História”, (…) a necessidade de perceber o outro e no outro a diferença e a valorização dessa forma - o multiculturalismo. (…) a necessidade das utopias, não no sentido de algo que é Inalcançável mas em algo que se sonha de melhor para a humanidade e que a busca pelo entendimento do mundo nos pode ajudar a entendê-lo, não pelo simples facto do entendimento mas pela necessidade de melhorá-lo. (…)

In Por que estudar História? - de Caio César Boschi

http://www.rbhcs.com/index_arquivos/Resenha.Para%20que%20serve%20a%20História.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário